Indústria sofre tombo de 5,5% em junho, o maior desde 2009

Publicado no jornal O Globo
 
 
A produção industrial brasileira sofreu um tombo de 5,5% em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira. É o décimo resultado negativo consecutivo nesse tipo de comparação e o mais intenso desde setembro de 2009 (-7,6%). Já na passagem de maio para junho, a indústria cresceu 0,2%, a primeira alta mensal após três quedas consecutivas. Mas o avanço veio mais tímido que o esperado.
O fechamento do segundo trimestre de 2012 também aponta queda frente a 2011, de 4,5%. Em relação ao primeiro trimestre, a queda é de 1,1%. No semestre, o setor acumula uma contração de 3,8%. Nos últimos 12 meses, o resultado é -2,3%.

— O resultado mostra uma clara predominância de resultados negativos para o setor industrial no primeiro semestre. O crescimento de 0,2% verificado entre maio e junho representa uma interrupção da série negativa, mas ainda não é possível dizer que seja uma tendência de reversão — analisa André Luiz Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

De acordo com pesquisa da agência de notícias Reuters, os analistas do mercado financeiro esperavam que a atividade cresceria 0,8% na passagem de maio para junho. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a expectativa também foi mais otimista que a realidade: os economistas esperavam um recuo de 4,3%.

Segundo o IBGE, 12 das 27 atividades pesquisadas mostraram crescimento na produção em junho, com destaque para os setores de outros equipamentos de transporte (12,5%, depois de recuar 0,6% em maio), farmacêutico (8,6%) e de veículos automotores (3%).

Entre as categorias de uso, na comparação com o mês imediatamente anterior, o maior avanço ocorreu em bens de consumo duráveis (4,8 por cento), bens de consumo semi e não duráveis (1,8%) e de bens de capital (1,4%). O IBGE destacou que, na ponta oposta, o segmento de bens intermediários recuou 0,9 por cento em junho, o quarto resultado negativo consecutivo.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s