Capitais de estados administrados pelo PSDB lideram ranking de saneamento

Senador Aécio Neves: Governo de Minas

O senador Aécio Neves realizou, em seu governo em Minas Gerais, o maior programa de saneamento da história do Estado com investimento de cerca de R$ 5 bilhões. Os recursos garantiram mais água tratada para a população e coleta e tratamento de esgoto, fundamentais para a preservação do meio ambiente.

Hoje, Belo Horizonte e oito cidades mineiras – Uberlândia, Uberaba, Montes Claros, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Ribeirão das Neves e Governador Valadares – estão na lista dos municípios que apresentaram os melhores serviços de saneamento público do Brasil, de acordo com levantamento do Instituto Trata Brasil.

O estudo levou em conta dados como população total atendida com água tratada e com rede de esgoto, tratamento do esgoto por água consumida, índice total de perda de água tratada e tarifa média praticada, entre outros. Esses serviços são apontados por especialistas como fatores decisivos para políticas eficazes de saúde pública.

O Governo de Minas deu iniciou a projeto de capacitação de gestores de 853 municípios para a formulação de políticas locais de saneamento básico e a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico. Minas é o primeiro estado, no país, a apoiar a realização do planejamento do saneamento básico de suas cidades.

A Copasa está presente, com os serviços de abastecimento de água, em 620 municípios mineiros e, também, com os serviços de esgotamento sanitário, em 226 municípios. Atualmente, existem em operação em Minas 124 Estações de Tratamento de Esgoto ETEs e a previsão é que outras 16 ETE’s entrem em operação até dezembro de 2012.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s