Senador Aécio Neves fala da importância de Milton Nascimento

Senador Aécio Neves: Bom Gestor

Senador Aécio Neves fala sobre a importância de Milton Nascimento, que recebeu o título de Doutor Honoris, nas esferas políticas e culturais.

Cidade Administrativa – Belo Horizonte – Minas Gerais

10/09/2012

Há pouco o governador falou da importância de Milton Nascimento para Minas. E para o Brasil, qual é a avaliação que o senhor faz deste músico reconhecido internacionalmente?

Senador Aécio Neves: Bom Gestor

Senador Aécio Neves: Acho que podíamos dividir a participação de Milton no campo cultural e no campo político. Exatamente em duas partes. Milton talvez seja a mais vibrante referência de Minas Gerais, além das nossas montanhas, das nossas fronteiras, porque ele cantou Minas em verso e prosa para o mundo inteiro, mas também ele soube, de alguma forma, sintetizar e expressar o sentimento libertário de Minas, a luta pela democratização do país. Ele soube, na sua música, falar das nossas origens, das nossas raízes, mas também dos nossos sonhos e das nossas esperanças. Acho que nenhum brasileiro ouve algumas músicas de Milton Nascimento sem se emocionar e sem se lembrar de determinado momento, seja da história do país, ou seja, da sua própria história pessoal. Portanto Milton é, sim, um patrimônio dos mineiros e a homenagem que ele recebe – por isso estou aqui hoje – é uma homenagem das mais justas que a UEMG poderia fazer.
Para África qual é o maior tesouro que Milton deixa?

Aécio: Milton com suas canções possibilitou a construção de uma grande ponte ligando a África ao Brasil, não só a Minas Gerais. Milton canta nossas origens negras. Milton canta a luta pela libertação. Portanto, Milton é a síntese da cultura brasileira no que ela tem de mais excepcional, mas em especial, e insisto, nas lutas que o Brasil viveu. Seja lá atrás pelo fim da escravidão, seja no processo de retomada das liberdades democráticas. Em todos os momentos da obra de Milton Nascimento você vai encontrar, certamente, um sentido mais profundo do que a própria bela letra das suas canções. Milton fala sempre do futuro e sempre de esperança.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s