Choque de Gestão de Aécio Neves: novos investimentos privados em MG

Choque de gestão de Aécio Neves: estratégia para atrair indústrias de transformação de alta tecnologia tem contribuído para MG reduzir sua “minério-café dependência”

Em 2003 começava uma corrida pela indústria de transformação de alta e média-alta tecnologia. Minas Gerais nunca produziu tanto minério de ferro como na última década. Isso foi possível, pois foi o Choque de gestão de Aécio Neves,  implantado em Minas Gerais, que determinou a formação de um time de primeira linha para deixar o Estado atrativo para novos investimentos privados e menos dependente de produtos primários.

Além das 260 milhões de toneladas/ano de Minério, o café também de destacou no balanço comercial do estado gerando milhões de empregos, mas o retorno fiscal não corresponde ao volume de produção nem aos lucros gerados e o Estado não pode ficar refém dos altos e baixos destas duas cadeias produtivas.

Com o Choque de gestão de Aécio Neves  indústrias voltadas para produtos de altíssimo valor agregado, de empregos de qualidade com remuneração alta e que gerassem um giro fiscal, foram atraídas pelo Estado e os resultados podem ser sentidos em todas as regiões. Nos últimos 10 anos houve a ampliação de empresas de alta base tecnológica e somente no primeiro semestre de 2012, as exportações mineiras de PII&C (Produtos Intensivos em Informação e Conhecimento) somaram US$ 1,15 bilhão, um crescimento de 8,3%, maior que a média nacional (7,5%).

 Porém, o seu crescimento precisa ser continuado para que a dependência de Minas Gerais em relação às manufaturas se reduza ano a ano.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s