IBGE mostra “MG mais igual” após Choque de Gestão de Aécio Neves

Com Choque de Gestão criado por Aécio Neves em 2003, Minas Gerais passou a ser o estado com maior desconcentração de renda na região Sudeste

Uma das metas do Choque de Gestão implantado por Aécio Neves, em 2003, era reduzir as desigualdades sociais em Minas Gerais. Conseguiu! Foi o que o levantamento feito e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou: entre 2000 e 2010, Minas Gerais foi o estado do Sudeste que apresentou a maior desconcentração de renda domiciliar e a quinta maior do país.

O levantamento faz parte do Censo 2010. Para se mensurar a situação do país e dos estados brasileiros, foi utilizado o Índice Gini, que mede a distribuição de renda, variando entre 0 e 1. Quanto menor o resultado, mais igualitária é a distribuição no universo pesquisado.

Enquanto o Brasil atingiu 0,536, Minas Gerais – no período em que está compreendido o Choque de Gestão de Aécio Neves – ficou em apenas 0,509. Também abaixo dos demais estados do Sudeste: São Paulo (0,514), Espírito Santo (0,523) e Rio de Janeiro (0,532).

Desde 2003, quando Aécio Neves implantou o Choque de Gestão, diversas ações e programas foram implantados pelo Governo de Minas para diminuir as desigualdades regionais e sociais no estado. Uma da delas, revolucionária, foi ter aplicado o dobro de recursos do Tesouro Estadual nas regiões mais pobres (Vales do Jequitinhonha e Mucuri) como forma de compensar a herança de abandono da população local.
Já para o professor da PUC Minas, Pedro Paulo Pettersen, em entrevista ao jornal Hoje em Dia, edição desta quinta-feira (20/12), outra ação do Governo do Estado também foi fundamental para que Minas Gerais apresentasse resultado tão positivo: a implantação do ICMS Solidário, em 2009.

CONFIRA A REPORTAGEM DO JORNAL HOJE EM DIA 

O ICMS Solidário definiu novas regras de distribuição do tributo, sendo que da parcela que cabe aos municípios, uma fatia é reservada para aqueles com menor desenvolvimento. Todas essas ações parte da meta de tornar Minas Gerais num estado justo socialmente, que veio com a implantação do Choque de Gestão de Aécio Neves.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Política com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s