Aécio critica ‘virulência’ dos atos contra Yoanis

Fonte: Blog do Josias

Aécio Neves critica atos contra Yoanis Sánchez
Aécio Neves critica atos contra Yoanis Sánchez

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) criticou nesta terça-feira (19) os protestos que pipocam no trajeto da bloqueira cubana Yoanis Sánchez desde a aterrissagem dela no Brasil, na madrugada de domingo para segunda. O presidenciável tucano declarou-se “preocupado” com duas particularidades.
Espantou-se, primeiro, com “a virulência dessas manifestações, que fogem àquilo que mais prezamos no Brasil, que é o direito à liberdade de expressão.” Acha que o protesto “é um direito”. Porém, cercear a liberdade da blogueira de aqui cumprir suas atividades é uma violência indevida.”
De resto, considerou “ainda mais grave” as notícias que revelam “as origens dessas manifestações.” Evocou notícia de Veja sobre “uma reunião havida na embaixada de Cuba no Brasil”, da qual participou um assessor do ministro petista Gilberto Carbalho (Secretaria Geral da Presidência).
“Não é possível que, fugindo ao que estabelece a Convenção de Viena, um embaixador e sua equipe adentrem questões de ordem política interna do Brasil”, disse Aécio. Considera ainda mais inapropriada “a participação e a contribuição de um funcionário público brasileiro.”
Segundo Aécio, o PSDB deseja esclarecer os meandros do planejamento dos protestos contra Yoanis Sánchez. A legenda deseja chamar os envolvidos a dar explicações no Congresso. Em verdade, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) já tomou as providências.
Já na segunda, Alvaro protocolou requerimento de convocação de dois ministros: Antônio Patriota (Itamaraty) e Gilberto Carvalho. Normalmente, falariam na comissão de Relações Exteriores. Porém, as comissões do Senado, à espera da escolha de novos presidentes, ainda não começaram a funcionar. Por isso, o tucano sugere que os ministros sejam ouvidos no plenário.
Alvaro deseja arguir também o embaixador de Cuba no Brasil –“ele afrontou a soberania nacional”. Mas, neste caso, acha que é possível aguardar pelo reinício das atividades da comissão de Relações Exteriores. Os requerimentos servem para marcar a posição do tucanto. Mas a possibilidade de aprovação é remota.
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s