Aécio Neves 2014: FHC retoma posto de destaque no PSDB

Senador Aécio Neves e o ex-presidente FHC



Aécio Neves 2014: ex-presidente volta a comandar partido após ser esquecido por correligionários desde sua saída do Palácio do Planalto
A possível candidatura de Aécio Neves em 2014 já nasce com uma variável nunca antes vista no PSDB desde o último ano em que o partido governou o país. Ao contrário do que os candidatos tucanos fizeram em 2002, 2006 e 2010, o senador mineiro leva o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a tiracolo. Ao contrário dos presidenciáveis do PSDB nas últimas três eleições, Aécio Neves acredita no legado deixado por FHC.

Desde meados de 2012, quando o PSDB paulista não conseguiu sequer vencer as eleições municipais em São Paulo, as últimas barreiras para a volta de FHC ao comando das articulações internas do partido foram quebradas. Sua predisposição em apostar em Aécio Neves para 2014 se transformou numa missão agradável para o ex-presidente. Eleger o senador mineiro como novo presidente da República lhe despertou novamente o prazer em pensar o Brasil, como fez brilhantemente tanto como político quanto como sociólogo.

Por isso, a pré-candidatura de Aécio Neves representa o novo e moderno dentro do PSDB. Pela primeira vez, um nome forte está próximo de ir para o embate com o PT empunhando as bandeiras e as realizações do Governo Fernando Henrique. Nas outras eleições, os candidatos tucanos preferiram a estratégia de desvincular seus nomes do ex-presidente. Ou seja, eram do PSDB, mas negavam as realizações do partido.

Coincidência ou não, todas as vezes em que os candidatos do PSDB negaram as bandeiras do partido e suas realizações durante o Governo Fernando Henrique, eles foram derrotados pelo PT. Na verdade, ao negarem o legado de FHC ajudaram não só a consolidar os petistas no poder, mas também foram fundamentais para enfraquecer o próprio PSDB.

As próximas eleições marcarão a tentativa do PT de se perpetuar no poder. Por outro lado, terão de mudar o discurso, pois o declínio da economia e a enxurrada de escândalos envolvendo o partido estarão no centro do debate. É bom que o PT se mexa, pois se existe algo que já nasce com propostas e características novas é o projeto “Aécio Neves 2014”.
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s