Choque de Gestão: Aécio Neves e o protagonismo da mulher

Choque de Gestão: Aécio Neves e o protagonismo da mulher
Senador Aécio Neves e o protagonismo da mulher

Choque de Gestão: Aécio Neves iniciou em Minas Gerais uma série de políticas públicas com foco na mulher como protagonista familiar

O modelo inovador de administração criado por Aécio Neves, chamado Choque de Gestão, trouxe para esfera pública o conceito de colocar em prática qualquer programa ou ação governamental somente após um amplo estudo e igual planejamento. O objetivo era evitar ao máximo o desperdício de dinheiro público em políticas que, logo em seguida, se mostrassem inócuas.

Foi essa melhor percepção da sociedade que fez o Choque de Gestão desenvolver diversas ações em que a mulher deveria ser a protagonista. Ao contrário da secular cultura brasileira moldada no paternalismo ou até mesmo no machismo, estudos e levantamentos provaram que é a mulher quem tem igual ou maior capacidade de gerir o ambiente familiar.

Partindo desta constatação, dentro do Choque de Gestão, Aécio Neves e sua equipe desenvolveram programas diferenciados para as mulheres. Um exemplo foi o Lares Gerais – hoje chamado de Lares-Habitação Popular(PLHP) e com parceria com o governo federal -, maior programa de habitação de Minas Gerais e que já entregou cerca de 32.000 casas populares desde 2005. Deste total, quase 50% foram para mulheres arrimos de família, que têm prioridade na aquisição destes imóveis subsidiados.

Outra ação em que o Governo de Minas ousou ao diferenciar o atendimento às mulheres foi na segurança pública. Foi ainda durante o mandato de Aécio Neves como governador que foi criado o primeiro presídio brasileiro exclusivo para mulheres grávidas ou com filhos menores de um ano: o Centro de Referência da Gestante Privada de Liberdade, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A iniciativa foi aplaudida pelo governo federal e serviu de modelo para outros estados brasileiros.

São destas e de outras ações em que o Poder Público deve estar atento ao protagonismo da mulher, assim como fez no Choque de Gestão, que fala Aécio Neves.

CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO “MULHERES” ESCRITO NA FOLHA DE S. PAULO POR AÉCIO NEVES

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s