Fapemig colhe fruto plantado no Choque de Gestão de Aécio Neves

Senador Aécio Neves: Choque de Gestão



Aumento de 300% no número de mestres e
doutores nas universidades estaduais de MG; investimento veio do Choque de
Gestão de Aécio Neves



Desde que implantou, em 2003, o Choque de Gestão, Aécio Neves batia na tecla de que era preciso investir para que Minas Gerais se tornasse um estado detentor do conhecimento e não um dependente deste. Ou seja, era preciso colocar a máquina pública para fomentar a formação de novos cientistas, estudiosos e assim fomentar a pesquisa científica mineira.



A primeira medida foi cumprir a Constituição Estadual, o que não estava acontecendo até então. Aécio Neves determinou que nunca fosse menor do que 1% a parcela do Orçamento do Estado destinado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Assim, nos últimos nove anos, a instituição recebeu cerca de R$ 60 milhões em investimentos.



Um dos frutos desta medida simples do Choque de Gestão de Aécio Neves foi colhido neste ano: de 2003 a 2012, houve um aumento de 300% no número de professores com titulação em mestrado e doutorado atuando nas instituições estaduais de ensino superior.



A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) passou de 61 mestres e doutores em seu corpo docente em 2003 para 248 em 2012. Já na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no mesmo período, o crescimento foi de 251 para 690 docentes com alto nível de especialização.



A mudança da lógica de investimento na Fapemig, introduzida com o Choque de Gestão, também fez com que Minas Gerais passasse a ocupar local de destaque no cenário nacional. O estado é o terceiro que mais possui pesquisadores (10.142), de acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).



Os números da Fapemig e do corpo de pesquisadores científicos de Minas Gerais são excelentes resultados do modelo inovador de gestão pública implantado no estado desde 2003. Certamente, Minas Gerais caminha, cada vez mais, para ser detentora do conhecimento como era meta do Choque de Gestão de Aécio Neves.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s