Inflação entre Dilma e Aécio Neves nas Eleições 2014

Senador Aécio Neves

Senador Aécio Neves

Eleições 2014: Aécio Neves lutará pelo resgate dos ganhos do Plano Real e Dilma terá de explicar descontrole da inflação

Mesmo que Dilma Rousseff se enrosque quando o assunto entra em pauta, o controle da inflação estará no centro dos debates entre ela e Aécio Neves nas Eleições 2014. De um lado, o tucano representando todas as conquistas históricas do Plano Real e de outro, a petista que chegará ao final de seu mandato sem nunca conseguir manter a inflação dentro das metas fixadas por seu próprio governo.

Dados do Banco Central mostram que os 4,5% ao ano, centro da meta fixada pelo governo federal para o mandato da presidente Dilma Rousseff, são irreais. Até o momento, a inflação ficou acima deste percentual e tende a permanecer até o fim de 2014.

De acordo com o Banco Central, o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar 2013 em 5,7%, superior a última projeção para o período, que era de 4,8%. E para o próximo ano, no primeiro Relatório Trimestral de Inflação de 2013 divulgado pela entidade, a expectativa subiu dos 5% para 5,3%.

E o descontrole da inflação não é coisa recente no Governo Dilma, mas sim, algo constante e ininterrupto. Em 2011, primeiro ano de seu mandato, o IPCA fechou em 6,5%. No ano seguinte, foi de 5,84%. Ambos bem superiores ao centro da meta fixada (4,5%).

Aécio Neves tem sido o principal expoente do PSDB a defender o legado deixado pelos governos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Principalmente, o Plano Real, iniciado ainda no mandato de Itamar Franco, que tinha em FHC seu ministro.

O descontrole da inflação é apenas um – apesar de que o mais nefasto – reflexo de como as administrações desastrosas e irresponsáveis do PT vêm deteriorando conquistas históricas da população brasileiras oriundas do Plano Real.

Neste ponto, quando concluir seu mandato sem conseguir controlar a inflação, Dilma terá razão em dizer que não representa nenhuma herança do PSDB. Já o Plano Real e a boa gestão terão representantes nas Eleições 2014: Aécio Neves.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s