Choque de Gestão de Aécio Neves: modelo para a Indonésia

Fonte: PSDB Nacional

Senadot Aécio Neves: líder da oposição
Choque de Gestão de Aécio Neves vira modelo para a Indonésia


Pouco tempo depois de ser instituído no governo de Minas Gerais, em 2003, pelo então governador Aécio Neves (PSDB), o Choque de Gestão já se tornava referência nacional. Governos estaduais, membros do governo federal e organizações de fomento internacional o classificavam como o mais inovador modelo de gestão pública que havia surgido nos últimos tempos.

Agora, ao completar dez anos, o Choque de Gestão continua sendo exaltado mundialmente. Tem despertado o interesse até da iniciativa privada por sua excelência na forma de modernizar os processos administrativos de uma estrutura gigantesca, como é o caso do governo de Minas, responsável por um estado com 853 municípios.

Nesta semana, será a vez da Indonésia conhecer de perto. Uma delegação do país asiático chega a Belo Horizonte e passará alguns dias com secretários de estado, gestores e técnicos. A iniciativa é do Banco Mundial (Bird).

Aliás, o Bird, ao lado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é um dos maiores entusiastas internacionais em relação ao modelo inovador de gestão criado por Aécio Neves e pelo PSDB. Desde 2004, quando o governo mineiro conseguiu reequilibrar suas contas públicas e reatar as negociações internacionais, Bird e BID têm indicado o Choque de Gestão como exemplo de boa prática pública de gestão.

O que mais chama a atenção é a introdução de metas e o acompanhamento de resultados em todas as áreas da administração pública. O conceito tão normal quando na iniciativa privada, até então, não era adotado nas esferas estatais.

Ao cobrar resultados cada vez melhores nos serviços prestados ao cidadão, Minas passou a otimizar os recursos públicos, evitar desperdícios, diminuir as chances de ações inócuas graças ao planejamento de logo prazo e conseguiu estimular os próprios servidores a se reciclarem.

O interesse de outros países e governos mostram que mesmo ao chegando a uma década, continua moderno e inovador o Choque de Gestão criado por Aécio Neves.


Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s